Boneco Gira Boneco – Festival Internacional de Teatro de Bonecos

Boneco Gira Boneco – Festival Internacional de Teatro de Bonecos

 

 

 Em 2011 acontecia a primeira Mostra de Teatro de Bonecos em Bauru, de forma despretensiosa, com uma programação pequena, mas de altíssima qualidade, a “Mostra” arrebatou a cidade e os organizadores da época não imaginavam, que chegaria à nona edição.

No ano sequente da primeira edição a Mostra passou a chamar “Boneco Gira Boneco – Festival Internacional de Teatro de Bonecos”, ano a ano foi ganhando importantes parceiros como: SESC Bauru, Iberescena, PROAC e Prefeitura de Bauru.

A Edição 2017 do “Boneco Gira Boneco” foi indicado ao Prêmio Governador do Estado de São Paulo, a mais alta homenagem prestada a um artista ou evento pelo Governo do Estado. Nestes anos todos, companhias de inúmeras regiões do Brasil e de países como: Argentina, África, Colômbia, Chile, França, Espanha, México e Portugal apresentaram-se na cidade de Bauru com variadas técnicas do teatro de animação.

Em 2019 o “Boneco Gira Boneco – Festival Internacional de Teatro de Bonecos”, em sua nona edição, trará apresentações teatrais do que melhor se produz no teatro de bonecos no Brasil. Integrarão a programação: o já tradicional desfile de bonecões de Torrinha, apresentação de espetáculos, oficinas e exposições, toda a programação do Festival tem entrada franqueada ao público, participarão da programação, grupos nacionais e grupos locais. A seleção dos grupos será feita através de curadoria.

Nos anos anteriores o Festival atingiu, em todas as suas atividades, um público estimado em mais de 50.000 (cinquenta mil) pessoas. O sucesso do Festival, não só em Bauru, mas em toda a região, possibilitou a aprovação no edital de festivais do PROAC/2013, 2014 e 2015 – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, comprovando a importância que o Festival assumiu no Estado de São Paulo, colocando nossa cidade no mapa dos principais festivais de teatro do Brasil.

O “Boneco Gira Boneco”, optando por trabalhar com uma linguagem específica, em razão da grande quantidade de festivais de teatro existentes em todos os cantos do Brasil, possibilitou o crescimento ano a ano do número de participantes, espectadores e a evolução qualitativa de sua programação. Definitivamente é hoje um dos principais festivais de teatro de bonecos do Brasil.

 

 

DESFILE BONECO GIRA BONECO!!!! CALÇADÃO…

Posted by Fernando Lima on Sunday, May 17, 2015

 

www.bonecogiraboneco.blogspot.com.br