Terra Frágil

Terra Frágil

Sinopse

Surge o Planeta Terra. A chuva faz brotar os seres aquáticos; peixes apaixonados, jacarés, tartarugas brincam na água transparente embalados no canto da sereia.

Com o surgimento dos vegetais, inicia-se a vida terrestre, surge o Homo Sapiens.

O homem ainda primata carrega consigo o instinto devastador. A evolução do Ser Humano urbanizou as paisagens: edifícios, indústrias, poluição e lixo ameaçam a vida na Terra.

Em sua trajetória no Planeta o Homo Sapiens descobriu que a Terra é Frágil!

Concepção Cênica

“Terra Frágil” é um espetáculo de marionetes (bonecos de fios) com Temática sobre a Preservação da Vida no Planeta Terra, recorre à plasticidade com curtos textos inarticulados e recursos sonoros onomatopaicos, aborda desmatamento, caça a animais silvestres, poluição e produção excessiva de lixo.

“Terra Frágil” teve sua primeira montagem em 2002 e é uma das primeiras experimentações com o teatro de bonecos realizada por Mariza Basso quando ainda integrava a Cia “Sylvia que te ama tanto”.

Em 2019, a obra com temática ainda mais atual integra as comemorações dos 15 anos da Cia Mariza Basso Formas Animadas.

Justificativa

Preservar o meio ambiente é um ato importante não só para a humanidade, mas para todos os seres que habitam a Terra. Afinal, é nele que estão os recursos naturais necessários para a nossa sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas. Sem esses recursos, todas as formas de vida do planeta poderão acabar. Ao longo da existência humana, muitos dos recursos naturais foram sendo degradados. Isso ocorreu por meio da queima de combustíveis fósseis, de lixo e esgoto em rios e mares; crescimento desordenado das cidades; gestão hídrica inadequada; queima e destruição de matas e florestas; etc. Uma das consequências disso tudo é o aquecimento global, alterações do ciclo natural de animais e plantas; falta de água; poluição do ar e água, furacões, cheias, entre outros. No futuro, isso tudo pode ser ainda pior, com a ausência de água potável, energia elétrica e alimentos, além de muitos problemas sociais.

O espetáculo “Terra Frágil” retrata vários destes fatores citados que levam a destruição do Planeta e a urgência em sua preservação, leva a reflexão sobre a importância da preservação dos recursos naturais e de toda forma de vida na Terra.

 Objetivo

 O objetivo central do espetáculo “Terra Frágil” é promover reflexão sobre a importância da preservação da natureza, do tratamento do lixo, da preservação da vida animal, não poluição das águas, não desmatamento e busca de formas sustentáveis de sobrevivência na Terra

Ficha Técnica

Espetáculo: Terra Frágil

Técnica: Marionetes (Bonecos de Fios)

Duração: 45 minutos

Faixa Etária Recomendada: Público em geral a partir de 07 anos

Concepção original, confecção de bonecos: Mariza Basso e Marcio Pimentel

Remontagem, Sonoplastia e direção: Mariza Basso

Cenografia: Alejandro Domingues

Figurinos dos bonecos, produção: Marcia Basso

Programação visual: Emerson Gomes Vanderlei